Como saber se passei no ProUni
É uma grande oportunidade para pessoas de baixa renda cursarem uma universidade particular sem se endividar. O programa Prouni oferece bolsas integrais e parciais a quem não têm condições de pagar integralmente uma universidade. O Prouni (Programa Universidade para todos) é uma iniciativa do Ministério da Educação, criado em 2004 pelo Governo Federal.
Além disso, foi criado afim de oferecer bolsas integrais ou parciais (de 50%) em universidades particulares, para pessoas de baixa renda.
Requisitos Quais são? Podem participar do Prouni pessoas que tenham feito o Enem no ano anterior, que tiraram nota superior a 450 nas quatro áreas exigidas na prova, e que não tenham zerado a redação.
Comprovar Renda Afim de concorrer a uma bolsa integral do Prouni, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário e meio por pessoa. Já para concorrer a bolsas parciais (de 50%), o candidato deve comprovar renda familiar de até 3 salários por pessoa.
Regras O candidato também deve possuir algum dos seguintes critérios: ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública, ter cursado integralmente o ensino médio em escola particular recebendo bolsa integral, ter cursado o ensino médio parte em escola pública e parte em escola particular com bolsa integral, possuir alguma deficiência, ser professor da rede pública exercendo o magistério na educação básica e concorrer a bolsas em cursos em licenciatura (nesse caso não há exigência de renda).
Inscrição No Prouni deve ser feita diretamente pelo site do programa no link: https://acessounico.mec.gov.br/ Utiliza-se o número de inscrição e a senha do Enem para acessar o site e fazer a inscrição, durante os dias que são divulgados previamente para a mesma ser feita. Após a inscrição no site do Prouni, deve-se escolher a primeira opção de curso e a modalidade que deseja concorrer.
Depois de escolher a primeira opção, deve-se escolher a segunda, da mesma forma que a primeira. Ao final de cada dia de inscrição, uma parcial de notas de corte é divulgada, porém isso não decide o resultado final, já que as opções de curso podem ser alteradas até o ultimo dia de inscrição.
É de Graça A inscrição no programa é inteiramente gratuita. Caso queira participar do programa, porém não tenha computador ou internet, o candidato deve se dirigir a uma universidade participante do programa, que elas devem oferecer acesso gratuito a quem deseja fazer a inscrição.
Sistema de Cotas O Prouni oferece algumas vagas reservadas a pessoas autodeclaradas negras, pardas ou indígenas e também a deficientes. O candidato que deseja se inscrever para esse tipo de vaga também deve se enquadrar nas outras exigências do programa. O percentual de vagas a cotistas varia em cada local, pois a porcentagem de cotas é igual a porcentagem de negros, pardos e indígenas de cada estado.
Pegar Resultados O Prouni possui duas chamadas iniciais, uma divulgada dia 21 de julho, e outra no dia 04 de agosto. Pode-se ter acesso ao resultado por meio do site, utilizando a inscrição e a senha do Enem, nas instituições de ensino participantes do programa, ou na central de atendimento pelo telefone 0800-616161. Caso as vagas não sejam preenchidas nessas duas chamadas, a universidade ainda pode convocar mais inscritos, afim de assumir essas vagas.
Selecionados O candidato selecionado no programa Prouni deve comparecer a instituição em que foi selecionado, durante os dias divulgados previamente para a matricula. O selecionado deve levar os documentos exigidos, que são encontrados diretamente no site do Prouni.
Prazos O prazo para as matriculas da primeira chamada é de 14 a 17 de fevereiro, e o da segunda chamada é de 20 a 24 de fevereiro.
Lista de Espera Caso não for selecionado nas primeiras chamadas, o candidato ainda pode se inscrever em uma lista de espera, afim de concorrer a vagas que não foram ocupadas anteriormente. O candidato deve manifestar interesse nessa lista por meio do site do Prouni durante o período de 7 e 8 de março. O candidato pode participar da lista de espera da primeira opção de curso se não for selecionado nas duas primeiras chamadas regulares e também se for selecionado na segunda chamada.
Entretanto, só vale caso não tenha conseguido a vaga por não ter formação de turma. Já para a segunda opção de curso, pode participar da lista de espera quando for selecionado anteriormente,
Porém, só vale caso não há formação de turma ou quando não for selecionado por não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso. A relação dos candidatos participantes da lista de espera deverá ser divulgado dia 10 de março e os participantes dessa lista devem comparecer a instituição entre os dias 13 e 14, com os documentos necessários para realizar a matricula.