Como saber se meu problema de memória tem tratamento
Tudo Sobre Falta de Memória No tratamento você tem a opção de entender as causas; principais sintomas; tipos de tratamentos; e medicamentos mais indicados por médicos. Você, com certeza, já se esqueceu de uma data ou de algum compromisso que era importante. Especialistas afirmam que esquecer é uma atitude natural de cérebro, mas que merece atenção quando se torna recorrente. Por isso que hoje nós entenderemos as causas, sintomas e tratamento para problemas de memória.
Processo da Perda de Memória À medida que nós envelhecemos passamos a ter mais episódios de esquecimento. Entretanto, não é comum que uma pessoa tenha uma perda de memória tão extrema de uma hora para outra. Assim, é possível afirmar que muitas pessoas estão com alguma dificuldade ou doença, como Alzheimer.
Muitas pessoas sentem a perda de memória surgindo devagar ou com rapidez. Dessa forma, elas esquecem de eventos recentes ou de um passado distante com mais frequência. Além disso, as pessoas podem ter dificuldades para criar novas memórias ou aprender coisas novas. Dependendo das causas, a pessoa pode ter a memória afetada de forma temporária ou definitiva.
Principais Causas A princípio, os problemas de memória não possuem uma causa única. Tanto que, dependendo do motivo, o esquecimento pode ser reversível ou não. Além disso, pessoas mais jovens conseguem prevenir e tratar o esquecimento. Contudo, em idosos pode ser um sinal de Alzheimer, doença que causa degeneração progressiva das funções cerebrais. Os motivos mais comuns para perda de memória são:
Ansiedade e Estresse Pessoas estressadas e ansiosas têm mais chances de desenvolverem problemas de memória. Afinal, elas ficam tão concentradas nesses problemas que se esquecem com facilidade das atividades cotidianas. Logo, elas precisam buscar ajuda terapêutica e praticar atividades como meditação e exercícios para aliviar a carga da mente.
Drogas Tanto álcool quanto outras drogas comprometem o funcionamento adequado dos nossos neurônios. Logo, uma pessoa que tem vícios pode esquecer das coisas com facilidade. Portanto, é importante que a pessoa deixe de consumir qualquer tipo de droga e desenvolva hábitos saudáveis.
Depressão Assim como outras doenças, pessoas deprimidas podem desenvolver problemas de memória. Com a ajuda de um psiquiatra o depressivo receberá terapia e medicamentos apropriados.
Pouca Vitamina B12 no Organismo A falta de vitamina B12 no organismo prejudica a nossa memória, raciocínio e funcionamento do cérebro. Os vegetarianos e veganos são os mais afetados, já que a vitamina é encontrada em carnes. Além disso, alcoólatras e pessoas desnutridas sofrem com problema de memória com facilidade por causa da falta dessa vitamina. Portanto, é importante que nós tenhamos uma dieta equilibrada e façamos a ingestão de suplementos com orientação nutricional.
Dormir Pouco Segundo especialistas, nós precisamos dormir por, pelo menos, 8 horas por dia. Dessa forma, o nosso cérebro descansará como precisa para funcionar de forma adequada. Caso contrário, nós não teremos foco que precisamos e esqueceremos de tudo com facilidade.
Se possível, você deve evitar o consumo de cafeína durante a noite. Além disso, você terá horários definidos para deitar e evitará o uso de eletrônicos durante a noite. Consulte um médico para receber orientação e tratamento adequados.
Problemas na Tireoide Pessoas com hipotireoidismo possuem o metabolismo mais lento e funcionamento cerebral prejudicado. Elas não só têm problemas de memória, mas também pele seca, sono excessivo, cansaço intenso e falta de concentração. Logo, é importante consultar um endocrinologista ou clínico geral para avaliar o problema e indicar os remédios adequados.
Principais Sintomas Pessoas com problemas de memória podem se esquecer de eventos recentes ou distantes do seu passado. Além disso, é muito comum que os esquecidos tenham dificuldades para criar novas memórias ou aprender coisas novas. Outros sintomas frequentes são: Dificuldade para prestar atenção em algo; Dificuldade para fazer atividades cotidianas habituais, como pagar contas; Nível de consciência que flutua bastante; Em casos mais graves, pode ser um sinal de depressão.
Problemas de Memória em Jovens Pessoas mais jovens entre 30 e 35 estão demonstrando problemas de memória recorrentes. Segundo especialistas, as causas mais comuns são o cansaço e estresse. Dessa forma, essas pessoas sofrem com desgaste mental que compromete sua memória e cria lapsos.
Em outras palavras, pessoas jovens e esquecidas não estão doentes, somente sobrecarregadas. Além disso, pessoas dessa faixa etária estão ansiosas, mais depressivas, não dormem bem e têm problemas nutricionais. Portanto, é importante que os jovens mantenham uma qualidade de vida com exercícios e alimentação equilibrada. Ademais, é importante que os jovens tenham um padrão de sono que os ajudem a descansar mais.
Tratamento Mais Eficaz O tratamento para problemas de memória dependerá da causa e, talvez, o problema seja reversível. Por exemplo, se os problemas de memória foram causados por remédios basta que o médico troque a medicação. Pessoas com perda de memória causada por insuficiência nutricional receberão o tratamento para problemas de memória com suplementos nutricionais.
Se o paciente tem o seu esquecimento relacionado à depressão tratar a doença aliviará esse sintoma. Pessoas com a memória afetada por causa de episódios de AVC podem fazer terapia. Dessa forma, elas conseguirão se lembrar de como fazer tarefas simples, mais úteis para a independência delas.
Por exemplo, amarrar os sapatos ou caminhar. Alguns pacientes recebem tratamentos específicos para situações onde doenças e transtornos se relacionam com perda de memória. Por exemplo, pessoas com Alzheimer tomam medicamentos específicos para conter os avanços da doença.
Além disso, muitos pacientes tomam remédio para diminuir a pressão arterial. Dessa forma eles diminuem os riscos de problemas para o cérebro por causa de demência ligada à pressão arterial. O médico sempre prescreverá um tratamento para problemas de memória de acordo com as causas.
Logo, somente um profissional indicará o melhor tratamento, além da duração e dosagem dos medicamentos. Muitos pacientes com esquecimento costumam tomar Nootropil e Cinarizina para diminuir os lapsos de memória. Por fim, pessoas que tomam Ômega 3 conseguem manter a concentração e preservar a sua memória.
Você pode encontrá-lo em peixes que habitam águas salgadas, no abacate, sementes ou cápsulas. Com uma dieta mais equilibrada muitas pessoas prevenirão problemas relacionados a memória. É normal que nós esqueçamos de algo em algum momento da vida.
Contudo, nós devemos prestar atenção caso esse esquecimento aumente em frequência e duração. Afinal, pode ser um sinal de que nós não estamos tão bem quanto imaginávamos. Portanto, é importante cuidar mais da própria saúde e visitar o médico sempre que necessário. Já que ele pode indicar as causas do esquecimento, prescreverá o tratamento para problemas de memória mais adequado.
Importante Somente médicos e especialistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis nesta página possuem apenas caráter educativo.
Referências GALVIN, JAMES E. The Quick Dementia Rating System (QDRS).