Inscrição, provas e resultados no SISU 2023

PUBLICIDADE

SISU Agora no site oficial você tem a opção de consultar resultados; aprovados; inscrições; cursos; calendário; nota de corte e lista de espera.

jovem mulher negra estudando
reprodução internet

Um dos momentos mais aguardados de quem está em ano de vestibular é a inscrição no SISU, pois é nesta hora que ele vai decidir qual curso sua nota é compatível e onde irá estudar nos próximos anos. A nota do Enem serve para ser utilizada no Sisu duas vezes no ano, dependendo da Universidade escolhida, uma para entrada no primeiro semestre e outra no segundo semestre.

PUBLICIDADE

Inscrições As inscrições no Sisu são realizadas no site oficial do programa pelo https://www.sisu.mec.gov.br/. É nesse site que você vai selecionar o curso, Universidades, Campi, cidade e tudo mais relativo ao processo seletivo para o curso superior em uma Universidade Federal ou Estadual. Por isso, para se inscrever no Sisu é obrigatório que o candidato tenha feito a prova do Enem, pois não são mais aceitas notas de exames de anos anteriores.

Além disso, para conseguir uma vaga em um dos cursos não pode ter tirado 0 na prova de redação ou ter sido desclassificado em uma das outras provas de áreas específicas.

PUBLICIDADE

Passo a passo Caso você se enquadre nesse perfil, siga os passos abaixo:

  • Entre em https://www.sisu.mec.gov.br/
  • Informe o número de inscrição no Enem e a sua senha cadastrada
  • Veja a sua nota média.
  • Escolha a Universidade e o curso que você deseja fazer e se candidate como primeira opção.
  • Escolha outro curso como segunda opção na mesma Universidade ou o mesmo curso em ou instituição de ensino.

No segundo dia de abertura de inscrições para o Sisu já é possível ver as notas de corte dos cursos que você está escolhendo. Dessa maneira, você consegue saber se a sua nota está abaixo, dentro ou acima da média. E se quiser pode mudar de opção. É possível mudar de opção quantas vezes quiser até as 23:59h do último dia de inscrições, depois desse período não é possível trocar mais e você deve esperar o dia de divulgação do Resultado final do Sisu para saber se passou ou não para o curso escolhido.

PUBLICIDADE

Resultados O resultado do Sisu é um momento muito aguardado, porque é a partir dele que o candidato irá saber o que fará nos seus próximos anos. Ele é divulgado uma semana após o fim do período das inscrições no processo de seleção. Assim todas as notas são calculadas e os candidatos são informados se passaram ou se estão na lista de espera.

Após a divulgação do resultado do Sisu os candidatos devem respeitar o prazo do cronograma oficial de matrículas da instituição de ensino na qual foi selecionado, pois caso não se matricule no período indicado, perderá a sua vaga e um candidato da lista de espera será chamado.

Lista de Espera A lista de espera do Sisu é divulgada juntamente com os resultados, nelas constam os nomes dos candidatos que não foram selecionados na primeira chamada. Mas que podem ser convocados para se matricular nas próximas chamadas, em decorrência de desistências ou desclassificações de outros candidatos. Lembrando que para ter direito a ficar na lista de espera após a sua divulgação é preciso que o candidato demonstre interesse em permanecer na lista após os resultados.

Assim seu nome poderá ser convocado em chamadas futuras. Aqueles que não demonstrarem interesse, serão desconsiderados. Algumas instituições de ensino podem muitas chamadas, então se você ficou na lista de espera não desanime, deixe os documentos reservados e fique sempre atento ao site da Universidade onde você está esperando uma vaga. O prazo para ser chamado é até 35 dias após o início do ano letivo.

Documentos para Matrícula Na hora de realizar a matrícula depois de ser dos resultados do Sisu é necessário reunir documentos pessoais e também documentos que comprovem os dados informados no momento do seu cadastro no Sisu. Por isso, se você informou que estudou em escola pública, por exemplo, é necessário levar comprovar esse fato, assim como alunos de instituição privada que estudaram com bolsa de estudo integral.

Os documentos necessários para a matrícula são:

  • Documento de Identidade
  • CPF
  • Certificado que comprove a conclusão do Ensino Médio
  • Histórico Escolar do Ensino Médio
  • Comprovante de Renda Familiar
  • Comprovante de endereço
  • Título de eleitor – para maiores de 18 anos
  • Dispensa do serviço militar – Para homens

Candidatos que não apresentarem os documentos podem perder a vaga, por isso, confirme todos os documentos com antecedência e não perca a sua vaga!

Referências