Qual é a causa da falta de ar?

PUBLICIDADE

Como Tratar Falta de Ar É provável que a maioria das pessoas já tenha sentido falta de ar em algum momento da vida. Ainda que pareça uma resposta simples do organismo, nós devemos ter cuidado para não gerar complicações. Sendo assim, hoje nós conheceremos as causas, sintomas e tratamento para falta de ar.

O Que É A falta de ar tem como característica a chegada problemática do ar aos pulmões. Você, com certeza, já sentiu falta de ar após atividades físicas, sofrer com ansiedade ou asma. Além disso, muitas pessoas que sofrem com doenças graves talvez respirem com mais dificuldades.

Logo que você sentir dificuldade para respirar tente sentar e se manter calmo. Caso você não melhore, procure ajuda médica o quanto antes.

Causas Essas são as causas mais comuns para uma pessoa sofrer com falta de ar:

Ansiedade Nós sempre seremos influenciados por nossas emoções e pela maneira como interpretamos o mundo. Logo, as pessoas que sofrem com ansiedade ou estresse têm mais chances de sentirem falta de ar. É interessante que a pessoa ansiosa receba ajuda psicológica, faça atividades físicas prazerosas e tenha uma boa alimentação.

Gestação Mulheres grávidas sentem dificuldades para respirar após completarem 26 semanas de gestação. Já que o bebê está maior, ele comprime o diafragma e diminui o espaço dos pulmões. As grávidas devem usar travesseiros para dormir de forma confortável e se manterem concentradas na respiração para respirarem melhor.

Excesso de Esforço Físico Pessoas que são sedentárias sentem falta de ar com muita facilidade. Tudo porque elas não têm o hábito de fazer tanto esforço no cotidiano e logo ficam cansadas. Assim, é importante que elas façam atividades físicas a fim de fortalecer o corpo e os pulmões.

Cardiopatias Pessoas com problemas de coração talvez sintam problemas para respirar. Mesmo que não façam muito esforço, elas têm limitações físicas que impedem o bom funcionamento do organismo. O médico responsável ajudará o paciente indicando tratamento e medicamentos adequados.

Doenças Respiratórias Pessoas gripadas ou resfriadas podem respirar com dificuldade por causa do catarro. Entretanto, você também pode respirar com dificuldades se tiver bronquite, asma ou pneumonia. Você precisa seguir o tratamento indicado pelo médico para aliviar e tratar essas doenças.

Covid-19 Muitas pessoas diagnosticadas com Covid apresentam problemas para respirar. Dentre muitos sintomas, essa infecção compromete o bom funcionamento dos seus órgãos vitais, como os pulmões. Nós devemos seguir os cuidados para prevenir a doença e em caso de infecção, seguir o tratamento indicado.

Obstrução nas Vias Aéreas Talvez você sinta falta de ar assim que suas vias aéreas ficam obstruídas. Por exemplo, objetos pequenos nas vias aéreas ou comida presa na garganta. Se deitar de lado e retirar o objeto com pinça não funcionar, a pessoa deve ser socorrida o quanto antes.

Obesidade Pessoas que estão com sobrepeso sentem dificuldades para respirar de forma adequada. Elas fazem mais esforço para respirar quando estão deitadas ou dormindo, já que os pulmões estão comprimidos. Além do uso de travesseiros para ficar mais inclinado, é importante que os obesos percam peso com a ajuda de nutricionistas.

Alergias Uma pessoa pode sofrer reações alérgicas e ter suas vias aéreas comprometidas. Muitas pessoas sentem falta de ar após comerem algo que não deveriam ou serem picadas por animais. Caso a pessoa tenha uma alergia grave é importante levá-la para o pronto-socorro com urgência.

Sintomas O principal sintoma da falta de ar é a dificuldade para você respirar melhor. Porém, as causas da falta de ar é que definirão se você sentirá outros sintomas. Por exemplo, quem sofre com asma também apresenta tosse, pressão ou dor no peito e chiado nos pulmões. Se você sente falta de ar com frequência é necessário conversar com um médico especializado.

Dessa forma, você compreenderá a razão de não respirar bem e como tratar o problema.

Falta de Ar por Covid-19 Como nós dissemos antes, pessoas com Covid-19 podem sentir falta de ar. Tudo porque elas têm os pulmões comprometidos por causa da infecção. O paciente pode sentir a falta gradual de ar ou repentina, necessitando de socorro imediato. Pessoas que desenvolvem os quadros graves de Covid-19 estão mais propensas a ter falta de ar.

Ainda que o paciente faça pouco esforço ou esteja em repouso ele pode sentir dificuldades para respirar bem. Logo, a saturação de oxigênio cairá e o paciente se sentirá cansado e confuso. Caso o paciente não restabeleça seu nível de oxigênio ele terá alguns tecidos e órgãos comprometidos. Assim, é importante que qualquer pessoa procure um médico quando perceber mudanças na respiração.

Tratamento Assim que você sentir falta de ar é importante se manter calmo e sentar. Em seguida, você tentará se concentrar na sua respiração para se manter calmo. Mantenha o seu foco na entrada e saída do ar nos seus pulmões para regular o ritmo respiratório. Se a sua falta de ar está relacionada a gripe ou resfriado, experimente fazer nebulizações com chá de eucalipto.

Você logo sentirá o eucalipto abrindo as suas vias respiratórias. Dessa forma, você respirará com facilidade e menos desconforto. Contudo, se você sofre com bronquite ou asma, é necessário usar medicamentos. Os médicos recomendam o uso de Salbutamol ou Aerolin para abrir as vias aéreas. Mas você sempre deve passar por uma consulta a fim de obter a orientação adequada.

Consulta Se você precisar ir ao médico, é recomendado ter essas informações para ajudá-lo na consulta:

  1. – O momento em que a falta de ar apareceu e se foi repentina ou gradual
  2. – Se você sente problemas para respirar sempre que faz esforço
  3. – Se costuma sentir falta de ar em épocas específicas ou se estava em outras cidades quando começou
  4. – A frequência e o momento que a falta de ar surge
  5. – Se você sente outros sintomas, como catarro ou tosse

Se possível, você descreverá para o médico como se sente quando tenta respirar. Por exemplo, se você sente aperto no peito ou a sensação de sufoco.

Cuidados Pessoais Uma forma eficaz de fazer o tratamento para falta de ar é sempre fazer a prevenção. Ou seja, você tomará cuidados no seu cotidiano para melhorar a sua capacidade respiratória e evitar danos. Um ótimo tratamento para falta de ar é:

  • Evitar o uso de cigarros ou fumo passivo onde você respira fumaça;
  • Evitar regiões com o ar poluído ou com elevação de 1.500 metros;
  • Praticar atividades físicas que ajudem você a fortalecer seus pulmões;
  • Tentar diminuir o seu peso, pois assim você evitará que seu corpo faça mais esforço para fazer atividades simples.

Pessoas que sentem falta de ar perdem bastante da sua qualidade de vida. Afinal, mesmo que elas façam pouco ou nenhum esforço, sentem os pulmões trabalhando ao máximo. Logo, elas se cansam com mais facilidade e talvez passem por situações de risco.

Caso você sinta dificuldades para respirar de súbito procure ajuda médica o quanto antes. Além disso, preste atenção em sintomas como dores peitorais, suor ou dificuldades para fazer atividades simples. O tratamento para falta de ar será mais eficaz logo que for aplicado.