O que é bom para erupção cutânea?

PUBLICIDADE

Como Tratar A erupção cutânea na pele pode ser tratada se as causas forem determinadas o quanto antes. Independentemente dos fatores que desencadearam o problema, nós sempre devemos manter os cuidados com a pele.

Homem que sofre de alergia, sente coceira
reprodução internet

O Que É Erupção cutânea é uma mudança na textura ou cor da pele, provocando inchaços, caroços ou vermelhidão nessa região externa. Alguns tipos de erupções podem coçar, já que aparecem por causa de processos alérgicos. Logo, bolhas e até feridas podem surgir se uma pessoa coça a pele.

Muitas pessoas têm erupções na pele que surgem de forma indolor ou que causam bastante incômodo. Tudo dependerá das causas e fatores envolvendo cada episódio de irritação na região. Por exemplo, alguns medicamentos provocam erupções na pele como um efeito colateral da sua composição.

Causado por Medicamentos Alguns remédios causam erupção cutânea na pele após a sua aplicação. O remédio pode ser ingerido ou injetado, não necessariamente colocado diretamente sobre a pele. De acordo com médicos, essa é uma reação alérgica comum que acontece a algumas pessoas.

Procurar um Médico Nesse caso, o indivíduo pode sentir coceiras, dores, descamação, caroços e bolhas. A pessoa com esse tipo de erupção deve conversar com o seu médico para substituir ou suspender o remédio que causou essa irritabilidade.

Outros Medicamentos Logo que o paciente suspender o uso do remédio a erupção pode desaparecer. Para tratar as reações mais leves a pessoa precisa utilizar outros medicamentos e cremes específicos para a pele. Corticosteroides, difenidramina e epinefrina por injeção evitarão problemas.

Sensibilização O sistema imunológico de alguns pacientes podem desenvolver sensibilidade a um medicamento depois de uma única exposição. Em outras situações, pacientes desenvolvem essa sensibilização após muitas exposições a um mesmo remédio. Após a sensibilização, o paciente sentirá alergia quando usar esse mesmo medicamento outra vez.

Entretanto, a erupção cutânea pode acontecer mesmo que não ocorra uma reação alérgica. Por exemplo, Lítio e corticosteroides causam uma erupção na pele parecida com a acne. Por outro lado, anticoagulantes podem provocar manchas roxas se o sangue escapa por debaixo da pele.

Sensibilização por Medicamentos Alguns remédios são capazes de sensibilizar a pele aos efeitos da luz do sol e outros tipos de luzes. Por exemplo, antipsicóticos, antibióticos com sulfa, tetraciclinas, hidroclorotiazida e anti-inflamatórios não esteroides. Nesse caso, a sensibilidade ocorre quando o paciente fica exposto ao sol após tomar o remédio.

Principais Causas De acordo com médicos, a erupção cutânea acontece por causa do bloqueio nas glândulas sudoríparas. Crianças são afetadas com frequência por causa da pele sensível ao clima quente e úmido. Dessa forma, as glândulas da pele delas acabam trabalhando mais do que o normal.

No inverno, crianças desenvolvem erupções na pele por causa do excesso de roupas, febres e pele obstruída por causa de pomadas.

Em adultos, a erupção na pele pode surgir por conta da exposição excessiva ao sol. Além disso, roupas ásperas desajustadas ao corpo ou o clima úmido e quente afetam a estrutura da pele. Alergias e doenças, como a Covid-19, também provocam alterações na pele.

Principais Sintomas Cada pessoa tem um tipo único de pele, por isso é importante observar mudanças ou anomalias nessa região externa. Embora a erupção cutânea tenha várias causas, ela apresenta sintomas comuns, como:

  1. Bolhas grandes, principalmente na região do peito, pescoço e costas
  2. Coceiras que se não forem tratadas podem evoluir para feridas após o paciente coçar a pele
  3. Mudanças na pele durante climas quentes ou frios
  4. Pequenas bolhas ou protuberâncias rosadas
  5. Sensação de picadas na pele

Melhores Tratamentos O tratamento para erupção cutânea dependerá das causas do problema. Em muitos casos, a erupção acontece por causa dos efeitos colaterais de remédios. Por isso, após identificar qual o remédio irrita a pele, médicos indicam a suspensão e substituição do medicamento.

Se o paciente tem reações leves, anti-histamínicos e cremes com corticosteroides aliviarão a coceira na pele. Porém, se for um caso mais grave, a hospitalização e medicamentos injetados na veia serão aplicados. Para as reações mais graves, como problemas para respirar e sibilos, epinefrina será aplicada na veia.

Cuidados Caseiros A fim de evitar um tratamento para erupção cutânea, nós podemos fazer alguns cuidados domésticos. Cuidados caseiros são capazes de manter a saúde e a boa aparência da nossa pele. Confira a seguir algumas dicas dadas por especialistas:

Creme de Hidrocortisona Os cremes contendo hidrocortisona a 1% melhoram a coceira na pele. O creme pode ser usado 3 vezes ao dia. Caso você não encontre, pode usar a loção de calamina no lugar, respeitando as instruções de uso.

Diminuir Uso de Pomadas Óleos e pomadas bloqueiam as glândulas sudoríparas da pele. Como consequência, as chances de erupções cutâneas aparecem são muito maiores. Por isso, se possível, você deve evitar as pomadas, como a mentolada para a tosse. Se você precisar usar, tente abreviar a aplicação do produto na pele.

Pele Fresca Nós devemos manter a pele fresca sempre que possível. Banhos curtos, com pouca água e sem sabão, ajudarão a manter a pele refrescada. Além disso, aplicar uma toalha de rosto umedecida com água fria sobre uma parte irritada da pele pode aliviar uma erupção.

Crianças Devem vestir roupas leves e permanecer em ambientes mais frescos e ventilados. Nesse sentido, é importante que as crianças tenham um ventilador funcionando no quarto quando estiverem dormindo. As crianças podem deitar sobre uma toalha de algodão para o tecido absorver a umidade da pele.

Procure Ajuda A erupção cutânea é desagradável ao olhar, assim como provoca irritações na pele. Embora seja um fenômeno inofensivo na maioria dos casos, o acompanhamento médico é necessário. Por isso, se a erupção persistir por mais de 3 dias após o tratamento caseiro, procure ajuda médica.

Dermatologista Um dermatologista explicará com detalhes o que deve ser feito durante o tratamento para erupção cutânea. Se o paciente seguir à risca as instruções, em pouco tempo ele estará livre do problema. Já em casa, os cuidados caseiros que nós indicamos ajudarão a pele a ficar saudável e protegida.

Importante Somente médicos e especialistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis nesta página possuem apenas caráter educativo.

Referências Wikipédia Brasil