Como Receber o Benefício do PIS-Pasep

PUBLICIDADE

Guia passo a passo “PIS Pasep 2022”. Sim, o PIS Pasep liberou, agora no aplicativo você tem a opção de consultar o abono salarial (banco do Brasil e Caixa); calendário de pagamentos; seguro-desemprego; consultar as parcelas liberadas (caixa e BB); retirar o extrato (banco do Brasil e Caixa); e outras consultas. Portanto, atualize agora o seu App.

senhor de idade consultando o app do PIS
reprodução internet

O aplicativo do PIS, o Caixa Trabalhador, permite que o usuário possa consultar o seu PIS e saber quando sacá-lo. Embora fosse destinado aos aposentados e maiores de 60 anos inicialmente, os trabalhadores com direito ao benefício podem utilizá-lo agora. Nós vamos te ajudar a baixá-lo e a ter acesso as funções importantes desse aplicativo.

PUBLICIDADE

O PIS é um benefício anual destinado aos trabalhadores da iniciativa pública e privada. Caso cumpram alguns requisitos, os trabalhadores podem receber um salário mínimo extra em data específica. O valor depende do tempo que a pessoa trabalhou no ano-base para o benefício ser concedido.

Para receber o pagamento os beneficiários devem aguardar o calendário específico estabelecido pelo CODEFAT. Para ter direito ao abono salarial você deve estar cadastrado no PIS/Pasep há 5 anos, pelo menos. Além disso, você deve ter recebido uma média de dois salários, no máximo, no ano-base da concessão. Ademais, você deve ter trabalhado de carteira assinada nesse ano-base por pelo menos 30 dias consecutivos ou não. E o seu empregador precisa ter registrado as informações do trabalhador no RAIS, a Relação Anual de Informações Sociais.

PUBLICIDADE

Quem tem direito Antes de você acessar o aplicativo do PIS é preciso entender se tem direito ou não a esse bônus salarial. Há casos de pessoas que se frustram por não verem qualquer valor quando acessam o aplicativo. As pessoas que podem receber o abono salarial são:

– Os trabalhadores rurais e urbanos que estão vinculados a empregadores Pessoa Jurídica e Pessoa Física;

PUBLICIDADE

– Menores aprendizes, empregados domésticos e diretores que não possuem vínculo de emprego.

Em relação ao valor, é ele pago de acordo com o tempo que a pessoa trabalhou. Ou seja, é proporcional ao tempo que o empregado trabalhou no ano-base contabilizado em meses completos. Se você trabalhou por 15 dias ou mais esse período é contabilizado como um mês completo. O benefício não ultrapassa o valor de 1 salário mínimo. Esse valor é pago ao trabalhador quando ele completa 12 meses trabalhados.

Sobre o Aplicativo O aplicativo do PIS foi criado com o objetivo de facilitar o acesso do trabalhador ao seu benefício. Quem tem direito a esse valor tem acesso as informações do abono salarial/PIS e seguro-desemprego, por exemplo. Além disso, você também confere o calendário dos pagamentos, quantas parcelas foram liberadas, pode confirmar pagamentos e verificar o seu extrato. Sempre que necessário você pode acessar o calendário completo com os meses de pagamento.

Caso queira, você também pode usar a calculadora e simular sozinho qual o valor que você receberá. O cálculo é feito usando o valor do salário que você recebe e a quantidade de meses que você trabalhou. Lembrando que o valor máximo do pagamento é de 1 salário mínimo. E se você tem dúvidas, o aplicativo do PIS, Caixa Trabalhador, conta com uma aba de perguntas mais frequentes. Basta selecionar o benefício desejado, no caso, o abono salarial, e terá acesso as dúvidas na seção correspondente ao PIS. Por fim, você tem acesso a um mapa que te ajuda a localizar a agência da Caixa mais perto de você.

Vantagens O aplicativo do PIS foi criado para facilitar o acesso dos trabalhadores aos benefícios que eles possuem. Ainda é bastante comum algumas pessoas se deslocarem até a agência para solicitar serviços simples. Com a ajuda do aplicativo, os trabalhadores têm:

Comodidade O aplicativo foi projetado para facilitar o seu acesso a serviços e benefícios da Caixa em sua casa. Além de encontrar agências próximas quando necessário, o aplicativo te mostra novas funcionalidades, como:

Navegação intuitiva Por causa da usabilidade do aplicativo a navegação do usuário se torna bastante favorecida e ágil. Como resultado, você experimenta uma navegação mais fluida e fácil, achando o que procura sem dificuldades. Por exemplo, as parcelas do seu benefício que já foram liberadas. Outro ponto positivo é a calculadora para você simular o seu abono salarial. Para fazer o cálculo, basta que você divida o seu salário pelo número de meses completos que você trabalhou.

Acompanhamento Você tem a tranquilidade de acompanhar o calendário de pagamentos e os dados referentes as cotas do PIS.

Agendamentos Além de você acompanhar os próximos pagamentos, tem acesso ao direcionamento de educação financeira da Caixa e agenda as datas de recebimento no calendário do aplicativo para não esquecer.

Suporte Além das perguntas frequentes, você pode sanar dúvidas a respeito do seu abono salarial/PIS, as cotas do PIS ou seguro-desemprego.​

Como Consultar O acesso ao aplicativo do PIS é bastante simples e após instalado você já pode consultar os valores. Siga o passo a passo de como baixar o aplicativo do PIS:

  1. Na loja de aplicativos baixe o app “Caixa trabalhador” no seu celular. Digite o número do seu NIS e clique em “Acessar”. Você não precisa possuir um cadastro ou perfil no serviço do Governo para fazer consultas no aplicativo.
  2. Na tela inicial, o aplicativo mostrará se você tem alguma cota do PIS para ser retirada. O valor somente é informado se você informa a senha do seu cadastro. Caso tenha perdido a senha é possível recuperá-la nas configurações ou fazer um novo cadastro na Previdência Social.
  3. Além de verificar o valor disponível, você deve prestar atenção as datas que os trabalhadores receberão o dinheiro. Para consultar, clique em “Calendários” para ver as datas de saques já divulgadas. Pessoas com 57 anos ou mais são as primeiras a receberem.

Baixar o App Como mencionado acima, o aplicativo do PIS está disponível aos sistemas Android e IOS.

Como Sacar O trabalhador recebe o pagamento do seu PIS direto na sua conta, se ele possuir conta na Caixa. Caso você não tenha uma conta Caixa, mas tem o Cartão Cidadão, é possível fazer o saque no caixa eletrônico da agência, correspondentes Caixa Aqui ou lotéricas.

Se você também não possui o Cartão do cidadão, deve se dirigir pessoalmente a uma agência da caixa com o número do PIS e documento oficial com foto. O aplicativo do PIS é bastante útil, pois agiliza o acesso do trabalhador as informações do seu abono salarial. Se você tem parcelas a receber é importante acompanhar o calendário de pagamento do próprio dispositivo. Certamente, você não quer perder um salário extra, correto?

Referências Site oficial da Caixa https://www.caixa.gov.br