O que fazer para acabar com a Insônia?

Sumário

Milhares de brasileiros sofrem com a insônia, cerca de 30% a 50%, e manifesta-se por diversas razões: como estresse; ansiedade; depressão; dor crônica e o uso de alguns medicamentos.

Você vai ver aqui:

  1. Causas da Insônia
  2. Melhores tratamentos para Insônia

A insônia é muito comum, pois afeta pessoas de todas as idades e pode ocasionar problemas sérios a saúde.

Além disso, o distúrbio não permite que a pessoa durma ou tem o sono interrompido durante a noite.

O indivíduo que sofre de insônia, geralmente amanhece cansada, apresenta distúrbios como falta de concentração, passa a ter problemas no trabalho, bem como na sua vida social.

Existem vários tipos de insônia que podem ser derivadas de inúmeros fatores, como, por exemplo, genético, fatores biológicos, fatores mentais, psicológicos, fatores físicos e sociais.

Se você está sofrendo com insônia é preciso procurar ajuda.

Causas

A insônia é proveniente de várias causas, mas existem algumas que são as mais importantes e que podem ser tratadas. Veja quais são elas:

Ansiedade

Esse é o mal das pessoas, a ansiedade, pois a correria do dia a dia, estar sempre com pressa e as preocupações tornam as pessoas mais agitadas, com ansiedade. Isso faz com que não consigam dormir, ou que acordem no meio da noite e percam o sono;

Depressão

Essa é outra causa que faz as pessoas terem insônia. As pessoas depressivas podem apresentar dois problemas, ou dormem demasiadamente ou simplesmente não conseguem dormir;

Dores crônicas

As dores crônicas provenientes de doenças, como artrite, problemas de coluna, enxaquecas, também são causadores de insônia;

Estresse

O estresse do dia a dia, ou mesmo problemas no trabalho, com a família, podem fazer com que a pessoa não consiga dormir, pelo fato de a mente ficar muito mais ativa, principalmente a noite;

Cafeína

Tem pessoas que bebem muito café por dia, isso acelera o metabolismo e faz com que o sono se vá, depois não consegue relaxar a noite e dormir;

Jantar muito tarde

Não tem problema em jantar, mas é preciso comer pouco e escolher o horário certo. Consumir alimentos pesados e gordurosos muito tarde da noite vai fazer com que o sono fique pesado e a pessoa passe mal, não consiga dormir;

Não ter horário para dormir

É preciso ter regras para dormir, ou seja, quando a pessoa costuma dormir todas as noites no mesmo horário e obtém entre 7 e 8 horas de sono, não tem problema.

Porém, quando passa da meia noite, vai dormir em horários malucos o organismo fica descontrolado e perde a capacidade de relaxar e dormir.

mulher deitada na cama com insonia
reprodução internet

Tratamentos

Existem vários tratamentos para insônia, mas é importante saber a causa do problema, para depois tratar. A prática de atividades físicas e a mudança dos hábitos alimentares, bem como de sono, pode acabar com a insônia, mas em casos mais severos é preciso fazer uso de medicamentos controlados receitados pelo médico.

Há opções menos agressivas, como os chás naturais, fitoterápicos, entre outros. Mas é importante obter o diagnóstico certo da insônia e as causas, pois só assim você poderá solucionar o problema da maneira correta. Cuidar do sono é cuidar da saúde física e mental.

Aviso

  • Somente médicos e especialistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis nesta página possuem apenas caráter educativo.

Por favor, aguarde…

0