Tudo sobre Queda de Cabelo No tratamento da queda de cabelo você tem a opção de entender as causas; principais sintomas; tipos de tratamentos; e medicamentos recomendados por médicos. Para muitas pessoas, a queda de cabelo é um golpe forte contra a autoestima. Afinal, o cabelo ajuda a reforçar a autoconfiança e segurança em relação à aparência e perdê-lo parece terrível. Sendo assim, a seguir nós entenderemos melhor as causas, sintomas e tratamento para queda de cabelo.
Idade Média Segundo a Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar, a queda de cabelo afeta 25% das brasileiras entre 35 e 40 anos. A partir dos 40 anos esse percentual pode chegar a 50% dos brasileiros. Embora algumas pessoas temam esse fenômeno, médicos afirmam que esse processo é natural.
Todos nós perdemos, em média, quase 100 fios de cabelo todos os dias. A queda de cabelo natural acontece porque os fios se renovam quando nascem, crescem e caem. Entretanto, nós devemos prestar atenção à quantidade de fios perdida e se a queda é exagerada. Logo, nós devemos observar se os cabelos ficam espalhados pela casa, vestuário e roupas de cama. E também ao ralo do banheiro após o banho.
Causas De acordo com especialistas, a queda de cabelo está relacionada a diversos fatores. Por exemplo, mudanças hormonais, tratamento de doenças, estresse, uso de remédios ou problemas no couro cabeludo. Confira a seguir algumas causas detalhadas desse problema:
Anemia A falta de ferro no organismo pode provocar a queda do cabelo. Sendo assim, nós devemos manter uma dieta rica em vitaminas e ferro e fazer reposição do mineral por meio de remédios. Um médico indicará a dieta e a dosagem correta do suplemento para não ocorrer outros problemas relacionados ao excesso.
Cigarros O tabagismo é um dos maiores fatores para a queda de cabelo. Afinal, as toxinas presentes no cigarro provocam o desgaste dos vasos sanguíneos no couro cabeludo. Em outras palavras, o cigarro torna o cabelo mais frágil e propenso à queda.
Cistos nos ovários A síndrome dos ovários policísticos pode causar queda de cabelo por causa do aumento da testosterona no corpo feminino.
Eflúvio telógeno Eflúvio telógeno é a queda súbita dos fios capilares. Na fase aguda, o eflúvio está relacionado a problemas que tenham acontecido há pelo menos 3 meses, como infecções, cirurgias, pós-parto, pneumonias ou estresse. A boa notícia é que o eflúvio telógeno agudo costuma cessar sem a ajuda de remédios. Porém, alguns casos precisam de medicamentos e terapias a laser ou de microagulhamento para reverter o quadro.
Estresse À medida que o estresse aumenta, os fios de cabelo tendem a cair. Tanto que muitas pessoas com casos graves perdem todos os fios de uma região da cabeça. O estresse desequilibra as funções vitais e deve ser amenizado, tanto para preservar o cabelo, quanto para evitar outras doenças.
Problemas na Tireoide Quando a tireoide funciona de maneira exagerada ou ineficaz, o cabelo pode cair. Por isso, é importante que o médico faça exames na glândula para determinar o que está errado com ela. Em seguida, o tratamento ocorrerá por meio de remédios ou cirurgias, se necessário.
Sintomas Confira a seguir os sintomas mais recorrentes da queda de cabelo: 1. Após passar o pente, o cabelo sempre cai em grande quantidade. 2. Cabelo cai mais rápido, onde é possível ver partes do couro cabeludo que antes estavam escondidas. 3. Mudanças na textura, já que o cabelo fica mais fraco. Desse modo, uma pessoa não consegue repetir os mesmos penteados que costuma usar e sente o cabelo pesado após usar produtos no couro cabeludo. 4. Perda da densidade ou volume de cabelo em um período superior a 6-12 meses. Por exemplo, pessoas que amarram o cabelo em 2 voltas, e agora precisam dar 3 ou 4 voltas com o elástico ao redor dos fios. 5. Queda de cabelos em tufos ou volumes grandes
Tratamento Se o seu cabelo cai bastante, vá imediatamente ao dermatologista para entender a causa. É provável que o uso de produtos específicos para o problema ou alimentação adequada resolvam a queda. O tratamento para queda de cabelo deve seguir as orientações dadas pelo médico durante a consulta.
Mudanças na alimentação Alimentos com alta concentração de ferro, zinco, betacaroteno e ômega-3 podem diminuir e ajudar a prevenir a queda capilar. Além de fortalecerem o cabelo, essas substâncias mantêm a integridade dos fios. Mulheres após o parto ou que fazem reposição hormonal devem melhorar a qualidade das refeições.
Além disso, pessoas com doenças na tireoide, infecções ou em pós-operatório precisam investir nesses alimentos. Não só terão uma recuperação rápida, mas também um cabelo saudável e volumoso.
Remédios Medicamentos como Anfetaminas, Carbimazol, Heparina, Lítio, Varfarina e Vitamina A influenciam na queda capilar. Logo, o paciente deve conversar com o médico a respeito da troca ou suspensão dessas medicações. Assim, ele continuará o tratamento, mas sem sentir efeitos colaterais indesejados.
Para pessoas com calvície, o transplante capilar pode ser uma solução. Médicos retiram cabelo de uma região do corpo e implantam em uma área sem pelos. Vários pacientes relataram que, com os cuidados necessários, o transplante foi bem-sucedido.
Mas se você quer soluções menos invasivas, Minoxidil e Finasterida podem estimular o crescimento capilar. Em casos onde a queda está relacionada aos fungos, o tratamento para queda de cabelo é feito com antifúngicos. Para tratar a micose no couro cabeludo, médicos receitam o uso de Terbinafina ou Griseofulvina em comprimidos. Se necessário, o paciente deve usar shampoo de selênio a 2,5% ou cetoconazol.
Cuidados Capilares Parte do tratamento para queda de cabelo envolve cuidados pessoais com os fios. Nesse sentido, é importante evitar alisamentos ou penteados que prejudiquem o cabelo, levando à alopecia. Por exemplo, não prender cabelo molhado, evitar o secador forte próximo à raiz e usar tranças e dreads por muito tempo.


Além disso, a hidratação ajudará o cabelo a ficar protegido, bonito e saudável. O tratamento para queda de cabelo aumenta as chances de uma pessoa recuperar os fios. Já que cada caso é diferente, os resultados podem variar bastante. Por isso, o paciente deve consultar o dermatologista para entender qual o melhor tratamento e as chances de recuperar o cabelo.
Importante Somente médicos e especialistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis nesta página possuem apenas caráter educativo.
Referências HIND Almohanna; AZHAR Ahmed. The Role of Vitamins and Minerals in Hair Loss: A Review. Dermatol Ther Journal. 9. 1; 51-70, 2019. CORREIA, P, Ana Teresa . Nutracêuticos para aplicação cosmética. Tese de conclusão de curso, 2012. Universidade Fernando Pessoa.. SEN, Ozan; TURKÇAPAR, G, Ahmet. Hair Loss After Sleeve Gastrectomy and Effect of Biotin Supplements. Journal of Laparoendoscopic & Advanced Surgical Techniques . Vol.31. 3.ed; 296-300, 2021. EVERTS Helen. Endogenous retinoids in the hair follicle and sebaceous gland. Biochimica et Biophysica Acta. 1821. 1; 222-229, 2012. THOMPSON, M, Jordan et al. The role of micronutrients in alopecia areata: A Review. American Journal of Clinical Dermatology |. Vol.18. 5.ed; 663-679, 2017